Explicando o Feminismo Humanista

13/02/2014 18:35

Feminismo Humanista, por que não?

É engraçado, pérfido e estranho um homem que carrega em seu gênero o motivo da luta feminista. O homem é machista, ainda não atingiu o ideal feminista que propõe acabar em fim com a repressão, violência física, verbal – cognitiva sobre a mulher. Acreditando que a mulher é protagonista nessa luta, não venho a partir da ideia do Feminismo – Humanista na tentativa de deslegitimar uma luta tão forte e necessária. Venho apenas dialogar com o princípio de expor ideias e não impor.

Partindo de uma metafísica importante, não existe o ideal feminino e, portanto não existe o ideal de humanidade, nem o de raça pura. Porém nos deparamos com os seres concretos expostos em uma subjetividade que rompe o conceito, pois nossos saberes e nossas falas são então o próprio discurso de um rosto que não quer ser máscara, mas originalidade. De modo que teremos então que rever a ideia de Humanismo para tentar afirmar um Feminismo Humanista.

Humanismo é uma teoria filosófica que coloca os seres- Humanos como seres racionalizados, porém esta ideia é limítrofe do séc. XIX herdado dos Iluministas do séc. XVIII.Entretanto, precisamos fazer desta palavra tão ambígua um novo conceito, trazendo através do humanismo a ideia de que todos somos iguais em quanto seres pensantes,políticos. Porém sabemos que a luta feminista tange por tornar a mulher um agente político e ter a voz que até outrora não existia. Uma vez então, que coloco o Humanismo como um viés político onde a mulher já se encontra como um sujeito político e a partir das lutas consegue ter voz.

Feminismo Humanista então seria abrangente e de acordo com os avanços da luta feminista, tornaria a mesma pluralizada e consegue trazer os diversos gêneros para a mesma causa. Todavia, não esqueça que do Humanismo que eu falo é este de agora, não de outrora.

Feminismo Humanista coloca a  mulher numa posição que condiz com suas lutas e acertos, coloca a mulher como protagonista de uma luta que pode ser causa de diversos gêneros como gays, travestis , transexuais... Definindo então o gênero como relação de definição sexual e não taxonômico. De fato enxergando o gênero como definição e afirmação, o que vêm também a somar com a luta feminista já que ela é auto- afirmativa mas também plural já que não podemos negar a existência de um homem que sente se como uma mulher e ainda é oprimido por isso, por exemplo, não devemos então excluir o mesmo da luta. Portanto, mais uma vez o ideal de Humanismo Feminista se encaixa perfeitamente dentro da luta feminista que mais uma vez eu friso, está crescendo através dos avanços que foram feitos nas mais diversas áreas através da consciência da repressão sofrida.

 O que proponho então não é uma tese, e sim uma opinião que pode ser refutada e deve ser refutada para o crescimento da luta Feminista. Feminismo Humanista por que não?

 

@J. Rowstock

 ( Escritor e poeta Underground de Santa Maria/RS e coordenador do projeto literário independente @FebredeRato que visa expor a poesia marginal )